Coletivo BalanCeará – Redução de Riscos e Danos associados ao uso de Álcool e outras Drogas Lícitas ou Ilícitas.


 

O coletivo BalanCeará de Redução de Danos (RD), em sua trajetória desde 2011, vem desenvolvendo tecnologias de cuidado em RD em ambientes festivos, especialmente de música eletrônica.

O coletivo tem como principal característica o caráter de movimento social, pois os membros se identificam como usuários que se organizam para cuidar de seus pares.

Após ações iniciais de caráter informativo, novas metodologias foram criadas de acordo com as demandas percebidas nas festas e dentre as estratégias utilizadas, destaca-se o SOS Bad Trip – acolhimento e acompanhamento de pessoas que estejam passando por experiências difíceis decorrentes do uso de drogas. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar como os participantes desse grupo, enquanto usuários, tornam-se redutores de danos daquele território.

O fortalecimento e qualificação da prática de SOSBadTrip, acontece através de espaços de diálogos e trocas de experiências entre o grupo – enquanto usuários e redutores de danos – bem como com outros coletivos; discussões e estudos de casos vivenciados ou acompanhados nas ações; e grupos de estudos sobre as substâncias, políticas sobre #drogas e temáticas adjacentes.

 

 

Essas práticas têm possibilitado a construção coletiva de uma multiplicidade de saberes, intervenções e tecnologias de cuidado, bem como despertado o interesse para o âmbito político e social da Redução de Danos, fortalecendo o coletivo enquanto movimento social de usuários.

Como consequência, temos, durante as ações, o SOS BAD TRIP, que promove um momento de identificação entre usuário e redutor de danos sem qualquer julgamento moral, permitindo a ressignificação das experiências psicodélicas difíceis ou desagradáveis e a troca de aprendizagem sobre as diferentes possibilidades de cuidado.


 

 

 

 

 

Receba nossas atualizações e siga nossas redes sociais =)

Cadastre seu melhor email e receba todos os conteúdos e eventos: